terça-feira, 11 de junho de 2013

MALDITO FANBOY!


Olá amigos.

Hoje no início da tarde me veio à mente que a muito tempo não escrevo um texto e publico no blog. O que me incomodou é que desde Janeiro de 2008 iniciei o hábito de compartilhar com os internautas minhas experiências vividas com desenho, quadrinhos, fotografia e geografia e de alguns meses para cá as publicações resumiram-se a mostrar o que havia sido produzido em minha prancheta sem muitos diálogos.

Sabe, muita gente pode me conhecer por conta de buscas de imagens no Google, sei lá, na procura de alguma pin-up da Mulher-Maravilha ou Mulher-Gato e imaginar que tudo que faço se resume a isso. Ou então, ver as centenas de sketch cards que posto em redes sociais, no deviantart, wordpress ou mesmo aqui no blogspot, enfim, e pensar que tudo que faço são "desenhinhos" de heróis. Na verdade, tudo depende por que caminho a pessoa chega até mim. Eu amo histórias em quadrinhos de super-heróis e desejo muito publicar meu primeiro quadrinho ilustrando-os. Entretanto, a vida segue por caminhos tortuosos, com inúmeras curvas de nível. 

Sou Professor de Geografia no período da tarde numa escola municipal na zona Centro-Sul de São Paulo. É bem cedo que sento na prancheta e trabalho no material que vocês podem ter acesso. Ás sextas, voltei a estudar Histórias em Quadrinhos na Quanta Academia de Artes com o mestre Octavio Cariello. Anos atrás tinha medo do Cariello, antes da Unicamp, antes da Geografia, antes de Campinas. 

Bem, o curso acaba em Setembro e continuo desenhando durante as viagens de trem em sketchbooks e tentando fazer com que o trajeto diário de 32 km até o trabalho como professor seja o mais produtivo possível.  Moro bem longe de tudo, na Região Metropolitana de São Paulo, numa cidade populosa chamada Carapicuíba e desde os 16 anos gosto de rock. Quero desenhar quadrinhos depois desta série de sketch cards, quadrinhos com super-heróis. Pois isso é o que me motiva desenhar, o que sinto feliz de fazer por mais imbecis que heróis possam parecer. Acho que foram as sensações que o filme "Superman II" de Richard Donner me fez passar em 1983 quando vi pela primeira vez. 

Enfim, são apenas devagações com um pouco de história que gostaria de compartilhar com vocês. Para tentar dividir um pouco da pessoa que existe por trás dos desenhos em si. Neste momento estou trabalhando na colorização com aquarela e canetas marcadoras do set de sketch cards "Women of Marvel -Serie 2" para Rittenhouse Archives. Na sequencia tenho um set para Upper Deck também com heróis e vilões Marvel. Mas desta vez dará para desenhar o Hulk. Neste das mulheres, apenas vingadoras e x-men.

Por muitas vezes as precariedades do ofício de quadrinhista me oprimem. Questões como falta de regularidade nos trabalhos, atraso nos pagamentos, falta de seguros sociais como previdência social e assistência médica fazem pensar por que diabos continuo desenhando. Algo como Peter Parker jogando seu uniforme de Homem-Aranha numa lixeira num beco qualquer de Manhattan. Entretanto a realização de trabalhar com os personagens que sempre li e poder dividir um pouco o fascínio de ilustrá-los, faz valer a pena. 

Maldito fanboy. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário